quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Atividade 1,6

Objetivo:

Para realizar a tarefa proposta, sugerimos os seguintes procedimentos:


- pesquisar práticas que integram o uso da informática e a proposta de Projetos de Aprendizagem;

- analisar os relatos encontrados, visando a identificação de:

1- benefícios pedagógicos da proposta de Projetos de Aprendizagem;

2- possibilidades de uso das tecnologias durante a realização de um Projeto de Aprendizagem;

3- atribuições do professor em um Projeto de Aprendizagem;

4- atribuições do estudante em um Projeto de Aprendizagem;

Por fim, elabore uma mensagem, sintetizando suas descobertas na pesquisa realizada, e poste- a neste fórum .


rtigo sobre Projeto de Aprendizagem, vale a pena conferir: “A implantação do projeto pedagógico significa a existência de uma proposta de trabalho conhecida e aceita por todos, professores e alunos, envolvidos. Mais que um documento a ser guardado em um gaveta, um projeto pedagógico é uma filosofia comum de trabalho. A aceitação decorre do fato de ser ele encarado como obra coletiva, legitimada pelos mecanismos democráticos de representatividade, que asseguram a participação e o engajamento”. CONCLUSÕES “Projeto pedagógico é uma proposta conjunta de trabalho, que visa o engajamento dos segmentos, a eficiência do processo e a qualidade da formação plena do aluno em termos científico-culturais, profissionais e de cidadania. A sua inadequação gera: conflitos, baixos níveis de eficiência dos processos e resultados na formação do aluno incompatíveis com o papel que a escola deve assumir perante a sociedade. Sua implantação requer esforço conjunto e vontade política. Não se restringe à mera reprodução de práticas sedimentadas, eventualmente contaminadas por um corporativismo, que bloqueia a percepção dos problemas e, assim fazendo, dificulta sua solução. A abordagem proposta implica na avaliação contínua da eficiência do processo e da aceitação pelos clientes dos serviços prestados. Requer a identificação de fatores organizacionais relevantes e operacionalização de indicadores de qualidade. Demonstra o compromisso de todos com a qualidade e eficiência e, em decorrência, consolida uma imagem institucional interna e externa compatível com as finalidades organizacionais.” http://302284.vilabol.uol.com.br/OPROJETO.html: 18/05/2011


http://eproinfo.mec.gov.br/forumnovo_lis2.php?sid=496D166D43E415B4E940E228503EC996&af=&codmensagempai=3233286&codturma

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